Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Gostou do Site Um Passo?
Sim, ele é ótimo!
Sim, ele é bom!
Não, ele é ruim!
Não, ele é péssimo!
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (588 votos)

ONLINE
2




Partilhe este Site...

Um passo

  

Create your own banner at mybannermaker.com!

   

 

    

  

      Maceió - Alagoas

            Visite-nos!

     

 


EM BUSCA DA VERDADE - 3
EM BUSCA DA VERDADE - 3

 

AS TRÊS FATORES QUE ALTERAM A VERDADE.

 

Com base no relato das cinco verdades e das Cinco formas de obter o conhecimento, Conheceremos também agora o ultimo desta série EM BUSCA DA VERDADE. Percebi que não adianta você ter um veículo se não conhecer o que poderá danificar o mesmo, ter um corpo e não saber o que pode prejudicar não é muito interessante! Portanto, se quisermos um conhecimento (verdade) livre de todas as garras que prejudiquem esta percepção, devemos nos abster, ou pelo menos procurar ao máximo que pudermos se limpar delas, que são:

Wilvo Leite

 

1º: FATOR CULTURAL: 

Para explicar este conceito, vou colocar um bom exemplo de Max Scheler, ele fala muito bem em seu livro Visão Filosófica do Mundo, diz o seguinte: "A maioria dos homens retira a sua visão do mundo de uma tradição religiosa ou de qualquer outra tradição que suga com leite materno. Mas quem aspira a uma visão do mundo fundada filosoficamente tem que ter a coragem de se apoiar na sua própria razão. Deve duvidar tentativamente de todas as opiniões herdadas e não deve reconhecer nada que não lhe seja pessoalmente inteligível e fundamentável. Apesar de que a filosofia pertence e sempre pertenceu a uma elite que se reúne em torno da personalidade extraordinária de um pensador, a visão do mundo fundada em filosofia não deixa, de forma alguma, de ter uma influência sobre a marcha da história. Pois toda história é essencialmente uma obra das elites e dos seus seguidores.

Ou seja, Precisamos de uma mente aberta, sem qualquer dependência filosófica, teológica ou cultural, para que possamos obter o conhecimento livres para que possa continuar sempre evoluindo. Caso contrário, terá um "conhecimento circular", que não saberá nada de novo ou fora do contexto de vivência.

 

2º: FATOR FÍSICO: 

Dentro do fator físico, se encontra a Percepção, O Wikipédia diz o seguinte sobre ela: "Percepção que em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, refere-se a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.          

Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos."

Ou seja, infelizmente, pessoas que tenham alguma deficiência física não terá tanta facilidade em ter um conhecimento da verdade sem alterações, raramente isso acontecerá.

Precisamos de um corpo íntegro, sem qualquer problema, para que possamos obter ao máximo o conhecimento sem qualquer influência física. Pois nossos sentidos prejudicados com certeza prejudicará nossa forma de pensar e ver o mundo, consequentemente atrapalhando nosso conhecimento.

 

2º: FATOR EMOCIONAL: 

O que falar então deste? Este é um dos que mais influenciam nossa forma de ver e compreender o mundo a nossa volta, compreender a verdade, ter um mundo mais embasado na realidade de fato, e não numa verdade sensorial.

Devemos aprender a dominar nossos sentimentos, e não permitir que eles nos domine, mas convenhamos que podemos sentir uma forma variável de sentimentos, e que as vezes (ou quase sempre dependendo da pessoa) parece impossível de controlar, para isso veja a lista de sentimentos que nós humanos podemos sentir, esta lista foi retirada do Wikipédia, caso queira entender mais um pouco sobre tal emoção é só clicar em uma das 98.

Você sabia que nós sentimos quase cem tipos de emoções?

É, eu também não, por isso que busquei saber um pouco mais! :D

Wilvo Leite

 

 

A

 

Agressividade

 

Afetividade

 

Aflição

 

Alegria

 

Altruísmo

 

Ambivalência

 

Amizade

 

Amor

 

Angústia

 

Ansiedade

 

Antipatia

 

Antecipação

 

Apatia

 

Arrependimento

 

Arrogância

 

Auto-piedade

 

Avareza

 

B

 

Bondade

 

 

 

C

 

Carinho

 

Cobiça

 

Compaixão

 

Confusão

 

Ciúme

 

Constrangimento

 

Coragem

 

Culpa

 

Curiosidade

 

Contentamento

 

D

 

Depressão

 

Desabafo

 

Deslumbramento

 

 

Decepção

 

Dúvida

 

Desapontamento

 

E

 

Egoísmo

 

Empatia

 

Esperança

 

Euforia

 

Entusiasmo

 

Epifania

 

Excitação

 

F

 

Fanatismo

 

Felicidade

 

Frieza

 

Frustração

 

G

 

Gratificação

 

Gratidão

 

H

 

Histeria

 

Hostilidade

 

Humor

 

Humildade

 

Humilhação

 

I

 

Incômodo (Incómodo)

 

Inspiração

 

Interesse

 

Indecisão

 

Inveja

 

Ira

 

Isolamento

 

L

 

Luxúria

 

M

 

Mágoa

 

Mau-humor

 

Medo

 

Melancolia

 

N

 

Nojo

 

Nostalgia

 

O

 

Ódio

 

Orgulho

 

P

 

Paixão

 

Paciência

 

Pânico

 

Pena

 

Piedade

 

Possessividade

 

Prazer

 

Preguiça

 

Preocupação

 

Paz

 

R

 

Raiva

 

Remorso

 

Repugnância

 

Resignação

 

Ressentimento

 

S

 

Saudade

 

Schadenfreude

 

Simpatia

 

Soberba

 

Sofrimento

 

Solidão

 

Surpresa

 

Susto

 

T

 

Tédio

 

Timidez

 

Tristeza

 

V

 

Vaidade

 

Vergonha

 

Vingança

 

 

Wilvo Leite

 

(“Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial destas obras sem a devida permissão do autor!”).

 

 (Direitos Autorais Reservados a Wilvo Leite)