O mito da caverna é um texto de muito antigamente, escrito pelo filósofo Platão e que até hoje é estudado e ensinado comumente no ensino médio, na matéria de Filosofia.
Presos à Ilusão
De dentro da caverna é possível ver diversas sombras se movimentando, reflexos das pessoas do mundo de fora. Os prisioneiros, porém, acreditam fielmente que aquilo são pessoas de verdade e era tudo que o mundo exterior possuía; afinal, nasceram e cresceram vendo apenas aquilo.
Esta situação continua até que a pessoa consiga se libertar das correntes e, com muitas dificuldades e passando por diversos obstáculos para subir o muro, consegue sair da caverna. Essa pessoa nota então que aquilo que ela via era uma mentira, apenas uma ilusão e que o mundo real tinha muito mais coisas á oferecer.
Porém, se essa pessoa voltar para a caverna, será encarada com descrença e rejeitada pelas pessoas de dentro. Será acusada de mentirosa e pode até mesmo ser morta.
Significado do Mito
O mito da caverna representa a sabedoria e ignorância humana, as provações para conseguir ver a verdade com suas próprias tentativas e ideias. Para o filósofo Platão, a maioria da humanidade vive em um estado de ignorância, crendo no que dizem para crer e vendo apenas o que lhe dizem para ver. O ser humano precisa então, por si próprio, buscar o conhecimento e educação, e ver como o mundo realmente funciona, adaptando-se a ele.
por clara em julho 27, 2011